title=
ANGOLA» BRASIL» BRAZILIAN WAY OF LIFE» MOÇAMBIQUE» »

A igreja retangular pode lhe enquadrar

por
michellniero@opatifundio.com
16 de February de 2009

Na segunda parte do especial “TV brasileira não é maningue nice”, a atuaçao da igreja Universal do Reino de Deus na áfrica lusófona e sua vitrine televisiva, a rede Record

pomba4 300x203 A igreja retangular pode lhe enquadrar

O coração vermelho e a pomba branca da Igreja Universal são vistos como um empreendimento rentável e bem sucedido; mas e a religiosidade?

Antes de tudo, é preciso deixar claro que o teor desta matéria pode transformar minha vida num inferno – e porque não desisto? Ora, porque eu creio na possibilidade de que um ou outro angolano e/ou moçambicano possa ler atentamente os fatos que colocarei aqui e passe a entender melhor o que há por detrás da chegada da televisão brasileira no continente africano.

O inferno em questão é o seguinte: em 2007, a repórter do jornal Folha de SP, Elvira Lobato, foi processada pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) – juntamente com o jornal – por conta da reportagem “Universal chega aos 30 anos com império empresarial“. Não contente com a ação judicial, a IURD convocou fieis em todo o Brasil (fato que a igreja nega) para entrar com ações contra a jornalista, o que transformou a vida da jornalista num inferno sem precedentes.

De acordo com o relatado pela imprensa, mais de 100 ações foram ajuizadas por fiéis da Igreja Universal em quase todos os 27 estados brasileiros. A grande maioria foram ações individuais em tribunais especiais cíveis, que pela legislação brasileira exigem a presença da pessoa acusada na audiência. Tanto Elvira quando os representantes do jornal tiveram que se deslocar por quase todo o país para não perder as causas. Felizmente, apesar da atitude intimidatória da igreja, tanto a Folha quanto a jornalista ganharam todas as ações sentenciadas até o momento, o que fez com que a IURD fosse obrigada a arcar com as despesas de cada processo.

O final foi feliz. Elvira Lobato ganhou, em 2008, o prêmio Esso de Jornalismo (uma das principais premiações à imprensa brasileira) pelo trabalho de investigação que deu origem à reportagem. “Encaro esta premiação como um desagravo. A reação de fiéis e pastores foi uma coisa muito violenta, uma tentativa de calar a imprensa, de intimidar. Essa tática não pode sobreviver. Dedico o prêmio a todos os jornalistas, para quem o oxigênio da profissão é a liberdade de imprensa”, disse ela, em tom de desabafo, ao receber a premiação.

Para quem não sabe, a rede Record – aquela das novelas Chamas da Vida, Caminhos da Paixão, Bicho do Mato, os Mutantes e tantas outras – é mantida pelo alto bispado da Igreja Universal do Reino de Deus. Embora exista a intenção de separar uma da outra, a maior receita publicitária da emissora provém da “compra” de horários pela IURD nas madrugadas da Record (R$ 240 milhões, de acordo com Daniel Castro, colunista da Folha de São Paulo).

O modelo de “igreja retangular”, vista da telinha da TV, é um modelo muito bem sucedido no Brasil. Números extra-oficiais dizem que a IURD arrecada cerca de 2 bilhões de reais (equivalente a quase 1 bilhão de dólares) por ano. Há outros exemplos tão bem sucedidos quanto em terras brasileiras como o caso da Igreja Renascer e da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Em Luanda, a promessa nos grandiosos templos da IURD é bem clara. Não existe o eufemismo da fé, as citações bíblicas, há sim a sedução pela palavra que faz brilhar os olhos de todos os pobres do mundo. De acordo com os bispos, o trabalho da Universal é necessário para tratar pessoas que são alvo de feitiços e bruxarias devido “a alguns costumes da região”.

Em matéria publicada em agosto de 2008 no site da agência Angola Press, a governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, mostra ter bom relacionamento com a IURD e ainda solicita à igreja reforço no suposto trabalho assistencial realizado junto às comunidades. “Francisca do Espírito Santo reconheceu que a palavra da igreja tem ajudado os angolanos na pacificação dos espíritos, não apenas dos conflitos familiares mas também nos sociais”, diz em parte da matéria. Ela doou material para alfabetização, equipamentos desportivos, livros e instrumentos musicais, tudo comprado pelo governo, para auxiliar esse trabalho da igreja que arrecada quase U$$ 1 bi por ano.

No Brasil a “guerra” religiosa é aberta pelo bispado. Nos programas da Universal exibidos pela TV Record são exibidos testemunhos supostamente espontâneos de pessoas que se dizem iludidas com outras religiões e que necessitam de “apoio espiritual”. Há também uma grande busca por desmoralizar religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé, que trazem na sua história muitos desses “costumes da região” em Angola.

A “mão de Deus” continua operando sobre os desgraçados de Angola enquanto que os templos continuam crescendo, crescendo e crescendo. Na matéria publicada pelo site Anglonotícias “Igreja Universal em Angola está a rachar de alto a baixo”, o jornalista Severino Carlos traz a público problemas hierárquicos da Igreja, que ainda não aceita prontamente a ascensão de pastores angolanos. O mais interessante para o leitor do Patifúndio!, no entanto, será analisar o comportamento de quem comentou a matéria.

capaistoe 229x300 A igreja retangular pode lhe enquadrar

Capa da revista Isto É, de 1995, mostra repercussão da exibição do vídeo em que Edir ensina pastores a pedir dinheiro de fieis

O pastor e o pedágio

Todo esse império religioso, como foi constatado pela jornalista Elvira Lobato, parece ser imune ao poder de justiça na Terra. Em 1995, em matéria veiculada no jornal Nacional da Rede Globo, um vídeo amador mostra Edir Macedo, fundador da IURD, ensinando pastores a pedir dinheiro dos fieis em um churrasco tipicamente brasileiro. Eis abaixo, a reprodução de alguns trechos, que podem ser comprovados no link acima (desde que os pedidos formais de retirada desses vídeos à justiça brasileira, feitos por Edir Macedo, não sejam aceitos no transcorrer desta edição):

EDIR MACEDO: Você tem que chegar e se impor: Ó pessoal, você vai ajudar agora na obra de Deus!
- SE VOCÊ QUISER AJUDAR AMÉM, SE NÃO QUISER AJUDAR, DEUS VAI ARRANJAR OUTRA PESSOA PRA AJUDAR, AMÉM !!!
- ENTENDEU COMO É QUE É?
- SE QUISER AMÉM, SE NÃO QUISER, QUE SE DANE !!!!
- OU DÁ OU DESCE!!!
- ENTENDEU COMO É QUE É? É ISSO AÍ!

Outro trecho:

EDIR MACEDO: ENTÃO É ESSE!!! ENTÃO ESSE QUE VAI FICAR DO NOSSO LADO!
- ESSE DIZ: É ISSO MESMO! OU TUDO OU NADA! E PAHH! E PÕE TUDO LÁ!!!
- ENTÃO ELE VAI SER “ABENÇOADO” !!!
- (Pastor) — QUEM EMBARCAR NESSA É “ABENÇOADO” !!!
- (Edir Macedo) — É “ABENÇOADO” !
- QUEM NÃO EMBARCAR…
- (Pastor) — QUEM NÃO EMBARCAR FICA!
- (Edir Macedo) — ENTENDEU COMO É QUE É?
- ENTÃO VOCÊ NUNCA PODE TER VERGONHA!
- NÃO PODE TER TIMIDEZ… PEÇA!!! PEÇA!!! PEÇA!!!
- E QUEM QUISER DAR, DÁ! QUEM NÃO QUISER NÃO DÁ!
- E SE TIVER ALGUÉM QUE NÃO DÊ, TÊM UM MONTÃO QUE VAI DAR!!!

O que deveria ser a pá de cal sobre a IURD, não foi. Em 1992, Macedo chegou a ser preso por práticas de curandeirismo e charlatanismo, mas foi libertado após 11 dias. Mais a frente, foi denunciado pelo Ministério Público por importação fraudulenta de equipamentos e uso de documento público falso em processo aberto pela Justiça Federal. O processo, no entanto, foi arquivado

Todas as acusações feitas ao livro, “Orixás, Caboclos e Guias – Deuses ou Demônios”, que contesta doutrinas das Religiões afro-brasileiras e Espiritismo também foram consideradas improcedentes pela Justiça, por considerar que Edir macedo “exerceu os direitos de liberdade de culto e imprensa”.

Conforme pode ser visto pelo amigo da áfrica lusófona, nem toda novela brasileira tem final feliz. Fica sem resposta e sem entendimento o porquê de Edir e sua turma de pastores terem o corpo fechado diante da justiça brasileira, mesmo com provas tão cabais de exercício suspeito da fé.

 A igreja retangular pode lhe enquadrar

Michell Niero

é brasileiro, jornalista, especialista em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Em 2008 idealizou o projeto O Patifúndio! e o mantém até hoje, graças a sua segunda paixão, a lusofonia, e aos colaboradores, verdadeiros amigos espalhados em cada território onde a língua portuguesa é exercitada.

Outros artigos deste autor - Website

Siga-o nas redes sociais:
twitter A igreja retangular pode lhe enquadrar facebook A igreja retangular pode lhe enquadrar

Tags: , , , , , ,

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS

- Colabore com a democracia e mantenha o bom nível do debate. Exerça a liberdade de expressão com responsabilidade.

- Comentários sem identificação serão apagados. Prática de SPAM,ofensas, xingamentos, demonstrações de racismo ou intolerância religiosa, racial ou política também. O contraditório é garantido e ansiosamente aguardado, desde que ele seja bem usado.

32 comentários

  1. É incrível como muitos dos pastores são caras de pau. Lucram em cima de pobres coitados e ignorantes, que não tem ciência do que realmente representa a Igreja Evangélica. Espero que a IURD não intervenha na grade da Record, pois uma rede de TV (que é internacional também) pode controlar muita mentes, o que é perigoso para um país.

  2. O pior dessa situação é a capacidade de manipualação sobre as pessoas de baixa renda e ou de baixa escolaridade e informação.
    É uma atividade desleal que somada outros tidpos de manipualçao: mídia, políticos e mnsagens subliminares trazem a incapacidade total alguém agir por conta própria e discernimento.
    Isso é perigoso e tem a conivência da lei na medida em que se permite o crescimento desse tipo de atividade.
    Diria mais: é uma completa lavagem cerebral onde voce desloca a responsabilidade de sua vida para mãos de pastores, deuses, orações e etc..
    Onde fica a sua VIDA, sua privacidade e o direito de sua escolha?
    Quem nao percebe isso? E o perigo disso tudo?

  3. Já não basta os políticos para ferrarem com o povo ainda tem alguns pastores, padres e outras denominações para botar a mão no bolso do pobre. Não sei como é na África mais aqui esta cambada não paga impostos. Então fica muito fácil abre-se uma Pequena Igreja e em pouco tempo ela se transforma em Grande Negócio.
    Abraços

  4. Não é atoa que as igrejas se proliferam. Igreja infelizmente é um grande negócio para bandidos que roubam com apoio do governo, isenção de impostos, etc…

    Abraços

  5. Gilberto says:

    Guilherme, apesar de você ainda não ter percebido, a grade da Record tem sim uma grande influencia da IURD, preste bem atenção nos programas de jornalismo e de auditório.
    Ana, tenho que descordar de você quando diz: “capacidade de manipulação sobre as pessoas de baixa renda e ou de baixa escolaridade e informação.” Na realidade a coisa vai muito além, pois temos na IURD os cultos para empresários, culto para médicos, culto para pessoas bem informadas, bem instruídas, com acesso a informação e com boa formação acadêmica e familiar.
    Rodrigo, o apoio do governo é simplesmente porque a igreja presta um grande trabalho a nossos políticos, pois ela contem e manipula a população e ainda angaria votos. Chamar alguns destes de bandidos é até elogio.
    Michell, só faltou você citar os cultos feitos em estádios e como foi a campanha da IURD para a aquisição da emissora. Eu lembro bem que em muitos cruzamentos de ruas aqui de São Paulo havia dezenas de fieis pedindo dinheiro para os motoristas, depois este dinheiro ia para as suas igrejas que enviavam para a matriz da IURD, com este dinheiro doado pelos fieis que foi comprada a rede Record.
    Em determinado culto, um bispo da IURD chutou a imagem de uma santa da igreja católica, a rede Globo denunciou em seus telejornais, a IURD pediu aos seus fieis que não assistissem a Globo e assim foi feito, a audiencia caiu, caiu o número de anunciantes e a Globo nunca mais tocou no assunto. é a força da Igreja Universal.

  6. Amigos, aqui na África é tudo igual ou talvez bem pior!
    Na minha terra dizem que só vai a IURD quem tiver algo para oferecer, aquilo que eles chamam de “dízimos”. Igrejas pagam espaços em canais de televisão para “pregar a palavra de Deus”, e assim vão influenciando as mentalidades das pessoas.
    Concordo um pouco com a Ana quando diz que as pessoas de baixa renda ou baixa escolaridade são as que mais facilmente se deixam influenciar por estas teorias, pelo menos é que acontece por aqui.

    Ah! agora algo engraçado: Um amigo meu disse a poucos dias que deixou de ir á igreja porque recebeu um envelope pedindo donativos em sua casa. Isso não seria uma forma de obrigar o crente a tirar o que tiver?

  7. Marcel says:

    O que eu tenho a dizer? Nem sei…

    Quanto mais eu rezo mais assombração me aparece. Pr. Edir Macedo é um empresário cada vez mais bem sucedido!

  8. Caroline says:

    Nem me sobrou o que dizer… É algo de sentir vergonha de seu semelhante. Como são capazes de fazerem as coisas em nome de Deus, saírem lucrando e prejudicando os pobres fiéis?

  9. Niero,

    É um prazer ver que “O Patifúndio” segue com o selo do Prêmio SFW, e principalmente, ler mais uma matéria que contesta este império construído por Edir Macedo.

    Vejamos: Central Record de Comunicação (Rede Record, Record News e Record Internacional de Televisão, além da Rádio Record); Rede Aleluia de Rádio (com suas 32 emissoras afiliadas e mais quatro afiliadas em Portugal e uma em Moçambique); Folha Universal, Correio do Povo e Jornal Hoje em Dia; Rádio e TV Guaíba; Portal Arca Universal, Revista Plenitude; Editora Gráfica Universal e Line Records. Isso por alto!

    A religião se entrelaçou à mídia, grande promotora do nome IURD pelo Brasil e demais países de língua portuguesa. Um império construído por dízimos, indulgências, simonias… um regresso ao período medievo, em nome de uma fé que brinca com os princípios de Deus e do Cristo, desvirtuando do cristianismo onde se insere.

    É preciso que haja Elviras, Nieros e outros mais que desafiem e lutem contra a destruição das culturais tradicionais em detrimento de uma nova: desbravadora tal como a européia, que dizimou nossas raízes, os silvícolas dos troncos Macro-Jê e Arawak, para expandir inconsequentemente a fé cristã. Uma fé que não olha idade, cor, sexo. Apenas a sede por poder. Obsessão.

    Não basta orar, rezar. Há que lutar contra esta imposição e dizer aos quatro cantos que somos diferentes e é na diferença que habita o espírito humano.

    Abraço.

  10. Gilberto says:

    Lucas Fernandes Alvarenga, este comentário que você fez é o melhor comentário que vi nos últimos meses, fiquei feliz em ler este tipo de opinião sobre um assunto tão presente e tão velado, já que quem deveria se pronunciar se cala. Parabéns por suas palavras.
    Um grande abraço
    Giba

  11. Elândia says:

    Boa noite Sr Michell

    Espero que o Senhor Jesus, possa converter-lo a tempo, e sinceramente que seja muito em breve e que você tenha o privilégio de ser enquadrado também e que possa subir em um altar da IURD ou até mesmo de outra denominação (que pregue um DEUS VIVO) para dar um grande testemunho pois diante das circunstância, acho que a volta de JESUS está muito próxima. Não se preocupe, pois isso é muito comum acontecer, pra ser mais precisa aconteceu comigo! Cheguei a chamar o pastor de ladrão e ainda lhe falei que aquilo era caso de polícia (falei isso com ele pessoalmente. Hoje tenho uma grande satisfação em dizer que fui enquadrada pela a IURD, atualmente sou membro desta obra, sou dizimista fiel e ofertante também) e tudo que faço, é por livre espontânea vontade, ou melhor sinto prazer em honrar a casa do Senhor JESUS. Pois a IURD é um grande Império sim, concordo com você! Tem cada templo lindíssimo! Mas tem o intuito, salvar vidas e este Império é do Senhor Jesus (ela cresce muito rápido, porque o resultado é inevitável) disso eu não tenho a menor dúvida. Será que é isso que o incomoda? Talvez se o bispo Edir Macedo estivesse trabalhado tanto com o seu exército de pastores para abrir algo que agradassem esse mundão, tipo como uma boate, ou quem sabe, empregasse esse dinheiro em folias de carnavais, micarês, etc… (onde muitos pobres passam um ano inteirinho juntando o seu dinheiro para a compra de uma belíssima fantasia para brilhar na avenida, levando em conta ainda que indiretamente eu sou obrigada a contribuir com essa festa, pois o dinheiro que pago os meus impostos são empregado pelo governo e ninguém me consulta se eu sou favorável ou não, sendo isso uma tradição, é a coisa mais natural desse mundo. Não esquecendo do império da igreja católica que também já não faço parte dela e que nada podê acrescentar a minha vida com seus ensinamentos e sou obrigada a pagar por isso, pois o governo investe lá também. Desculpe meu caro repórter, mas infelizmente tenho que discordar de você. ACREDITE! pois ainda que eu tivesse todo o dinheiro deste mundo, não pagaria a paz que reinou em minha FAMILIA há aproximadamente uns 16 anos atrás. Vocês falam da algo que desconhecem, pois não tem noção do trabalho desses pastores (desconheço tanta dedicação, disciplina e determinação como é na IURD). Ainda bem que eles já estão acostumados com essas criticas, e a obra é só crescendo, dia após dia sem contar do trabalho social que vem desenvolvido.
    Nós queremos que cada templo construído da IURD, seja magnífico (como o da África), que a rede Record, os jornais, o rádio, a internet sejam canais ilimitados para falar do PODER DESSE DEUS GRANDIOSO QUE MOVE CEUS E TERRA. É para isso que ofertamos diariamente pois pra JESUS devemos fazer o melhor, dá o melhor além de lançar as nossas vidas no altar, pois isso aqui amigo, é passageiro e o dinheiro infelizmente é a maldição deste mundo…É o que gera essas situações. As nossas doações são voluntárias e por amor (algo que quem não tem uma comunhão verdadeiramente com DEUS jamais vai entender), há sempre alguém preocupado com a nossas atitudes. A exemplo do jogador da seleção Brasileira (Kaká), que pertence a outra denominação mas que também é questionado pelas as suas doações. Por que isso? O que você acha dos testemunhos das pessoas?
    Nós da IURD, somos um povo abençoados…Graças a DEUS primeiramente, e depois ao bispo Macedo com seus pastores.

    Espero que um dia você possa ter uma experiência com ESSE DEUS TREMENDO…
    Pois ainda que você fale da obra que pertence a ELE! Acredite! ELE TE AMA INCONDICIONALMENTE…
    Ele restaurou a minha vida e tem me feito uma nova criatura… Hoje tenho prazer NESSE DEUS que conheci na IURD, ELE É VERDADEIRO …
    QUE ELE TE ABENÇOE TAMBÉM E PRINCIPALMENTE AS PESSOAS QUE SOFREM AÍ NO SEU PAÍS!!!

  12. Elândia says:

    Desculpe! acabei de ver que vc é brasileiro.

  13. Michell Niero says:

    Minha cara Elândia. Ninguém aqui está pondo em xeque a sua religiosidade. A matéria trata claramente de negócios. E a religião, milenarmente, antes de ser um traço cultural universal (não confundir com a sua igreja), sempre foi um braco essencial do mercado no ocidente. A história nos conta isso.

    Um abraço.

  14. Ziggy says:

    Pow, Edir Macedo chega a dar nojo… sem comentários. Aff!

  15. Nosa, adorei seu texto, especialmente a parte do Edir Macedo (ou melhor: PEDIR MAISCEDO)!!!
    Gostei do seu blog!
    Comente no meu, tb, ok?^^

    http://taiscristinasworld.blogspot.com

    Beijos

  16. Groo Veiga says:

    “Empresas” como a IURD e a RENASCER lucram com a boa fé das pessoas e ganham terreno com proposta simples: a teologia da prosperidade. Enquanto a Igreja Católica pregava o paraíso no céu ao lado de Jesus quando o sujeito morresse e tivesse feito em vida boas ações, Edir Macedo, RR Soares e Estevam Hernandes foram na linha de pastores norte-americanos como Jimmy Swaggart, que fazia de suas pregações verdadeiros shows em templos lotados e transmitidos pela TV com supostos milagres, curas e, claro, pedidos de dízimos, pois Deus recompensaria o fiel com carros, dinheiro, empresas, casas e apartamentos. Nada de “esperar pela morte” pra conseguir alguma coisa no céu.

    O que Jimmy Swaggart, Edir Macedo, Estevam e Sônia Hernandes tem em comum? São picaretas. O pastor norte-americano era chegado nos serviços das garotas de programa e o escândalo acabou com o pastor que adorava pregar a castidade e a fidelidade, embora ele continue por aí pregando para quem quer que acredite nele.

    Edir Macedo tem uma série de acusações criminais no Brasil e a compra da Rede Record, uma emissora falida que tornou-se uma potência “de uma hora pra outra” foi recheada de mistérios e “laranjas”; R.R Soares começou com o Edir Macedo, mas tenta ficar “na miúda” e ainda não mexeram com ele; O casal Hernandes é picareta de marca maior mas sua Rede Gospel e a Renascer continuam de vento em papo, não graças a Deus, e sim graças aos fiéis e ao jogador Kaká que tenta conferir credibilidade à Renascer.

    É bom alertar o maior número de pessoas o possível sobre estas “igrejas” que, na verdade, não passam de empresas que usam a fé para expandir seu (rico) negócio.

  17. Groo Veiga says:

    Jabá e convite: escrevi sobre o mesmo tema (IURD) no meu humilde blog. A quem interessar, eis o link:

    http://grooeland.blogspot.com/2008/03/sobre-igreja-universal-informao-e.html

  18. luiz says:

    muito bom seu blog
    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

  19. andre says:

    michel- sou branco – minha esposa é negra – meus amigos sao negros – todo meu mundo gira em torno de negros bem sucedidos e negros excluidos. faz muito tempo que mudei de lado. por jogar nos dois lados peguei nojo da minha raça. quanto a voltar para o dithtt é impossivel pois infectaram com virus as linhas telefonicas de minha casa e de uma lan house em frente _ o pablo é foda. vou repetir no patifundio o texto.

    e o presidente da guiné????caralho!!!ele mereceu ou nao????

    retangular foi foda!!!

  20. Mto bom o post

    ;D

    visite meu blog

  21. Eu vi o video do Edir Macedo ensinando a como mandar o povo a dar o dinheiro!!

    PRa vc ver!
    Eu acho que os Angolanos precisam ficar espertos, pra não sofrerem o castigo de entregarem grande parte do dinheiro!

  22. Olá Michell. Vim retribuir sua visita e não pude deixar de ler seu texto.
    Já havia recebido muitos recados do Patifundio via orkut… não imaginava cruzar com sua revista novamente.
    Isso foi bom!
    Sobre a Igreja Retangular… toda a mídia do mundo está na mão de grandes corporações ou não.
    Há quase nada ou nada de televisão inteligente voltada para o desenvolvimento humano.
    E o Edir Macedo é um puta cara de visão de negócio.
    Por que só os outros canais podem manipular a opinião pública nacional??
    Fora que é uam boa maneira de dizer para onde está indo o seu dinheiro, aquele da outra empresa…

    No fundo as pessoas estão tão desacreditadas de si mesmas que preferem pagar para responsabilizar outras pelo seu sucesso ou futuro… a salvação foi dada. Não usamos porque não queremos!
    E saber que você ainda acredita no poder transformação da dúvida, da contestação e do uso da dádiva do pensar e do sentir, gostaria de lhe agradecer pelo seu comentário em meu blog.
    Somos muitos, sem que saibamos onde estamos e quiçá por aqui a gente comece a se descobrir e sentir que “marginalizados” pelo status quo existe um grupo consideravel de pessoas com poder transformador.

  23. FABRICIO says:

    Que vergonha tal atitude da Igreja em chamar fiéis para prestar queixa na repórter…Tomara que seja mentira, mas tudo leva a crer que é fato.

    Onde está a liberdade de expressão? Até igrejas fazem protestos…tá perdido.

  24. Inez says:

    Os pastores são altamente treinados para manipulação dos fiéis utilizando a palavra e o nome de Jesus. Atinge os objetivos principalmente nas regiões mais pobres, com isso aumentam seus patrimônios.

  25. Perdoem-em se quiserem, mas a religião é um mal desnecessário.

    Como leio algures por onde vivo: «Jesus neix pobre», o que se seguiu apenas foi podridão.

  26. Rectifico:

    o que se seguiu depois da sua morte foi apenas podridão…

  27. Perallta says:

    Caro.
    Maravilhosa sua Materia, trabalho em Luanda ( Angola ) e fico triste em ver a população se espremendo para entrar na Igreja,
    que esse canal de comunicação sirva de ALERTA as pessoas que nao conheçam essa maquina de lavar dinheiro….

    Abraço

    Perallta

  28. Sandra says:

    Michel, nunca foi fã de igrejas sejam elas católicas evangélicas ou qualquer outra forma de doutrinar a mente. No entanto, não posso fechar os olhos para o seguinte. Enquanto o papa vem a Angola financiado pelo governo o que não foi nem um pouco barato. Chega aqui critica todo mundo e ainda faz apologia contra a camisinha. A Universal vem mantendo muito antes de se falar na sua vinda, uma grande campanha de conscientização quanto aos habitos de higiene e recolha de donativos para as vítimas das chuvas no Cunene.

  29. Até a Igreja virou alvo do capitalismo e passou a ser uma espécie de franquia. Aqui no Brasil, estão abrindo Igrejas como se abrem botecos e a pior parte disso é que o motivo não é lá nada santo.

  30. Antonio Tostes says:

    Desta vez assino embaixo sobre tudo o que está no no texto, parabéns Michell.
    Aliás, só pra complementar, a RECORD infelizmente está nas mãos desta gente,ela não vive da a verba publicitária da IURD, ela É um instrumento de propaganda da PRÓPRIA IURD!!!É deles, embora comprada com o “dízimo” de ingênuos obreiros e seguidores.
    É lastimável por ser a RECORD hoje a emissora em funcionamento mais antiga no Brasil.
    É revoltante, uma pena pois a RECORD tem história, criou os festivais da canção nos anos 60, que lançaram ao estrelato entre outros: Chico Buarque; Caetano; Gil;Elis Regina; os Mutantes e outros nomes famosos. Na mesma época a RECORD tinha o programa “A Jovem Guarda”, capitaneado por Roberto e Erasmo Carlos, que junto a Wanderléia e outros frandes nomes da música “de guitarra elétrica” criaram a trilha sonora da juventude brasileira cabeluda e criativa da época. E agora virou púlpito de tele-pastores picaretas que se prestam a cobrar um lugar no céu daqueles que tem a infelicidade de cair em suas garras.Sic transit gloria mundi.
    Tudo de bom
    Antonio

  31. Antonio Tostes says:

    Onde lê-se “FRANDES” leia-se GRANDES.
    Desculpe nossa falha.

Deixe seu comentário!