Portfólio: O que é e como se faz

Navegava pela internet e achei uma pergunta de uma professora que é bem pertinente. Vejo em muitos lugares falarem dos portfólios na sala de aula, mas nunca vi nenhum blog explicando como montar.

O portfólio é a melhor ferramenta para avaliar o aluno e serve para todas as disciplinas. A partir do portfólio, o professor consegue observar a evolução dos alunos e ainda tem um bom material para mostrar o seu trabalho.

Além disso, o portfólio ajuda o professor a tomar decisões e a repensar sua prática, pois a partir dele fica mais fácil visualizar o que está dando certo e o que está dando errado.

Você pode também solicitar que os alunos criem seus portfólios, guardando as produções dentro de uma pastinha para poder acompanhar sua própria evolução. Eu, particularmente, prefiro manter o meu portfólio, pois sei que alguns alunos acabam esquecendo ou até mesmo perdendo a pasta (como já aconteceu).

Como montar o portfólio?

O portfólio deve ser montado em uma pasta, preferencialmente na pasta catálogo, ou virtualmente, em um blog. O portfólio deve conter os seguintes documentos:

  • Capa: Deve conter o nome da escola, o nome da disciplina, o nome do professor, turma e o ano.
  • Plano de trabalho: Colocar o seu plano de trabalho para ajudar a te orientar nas decisões e avaliações que serão feitas.
  • Quadro da turma: Ficha com o nome de todos os alunos da turma e o diagnóstico e as evoluções de cada um (vou postar um modelo em breve!).
  • Relatórios do professor: Relatórios bimestrais contendo o registro do que foi realizado (suas ações), os resultados e anotações das observações do professor sobre cada aluno. Eu gosto de anotar no meu caderno minhas observações sobre cada aluno e depois passar a limpo em um único documento fazendo um comentário geral e destacando os alunos que mostraram evoluções ou que chamaram minha atenção por apresentar alguma dificuldade.
  • Anexo das atividades desenvolvidas: Deve conter registros do que é feito em sala de aula. O professor deve colocar tudo o que ele achar necessário, como as atividades realizadas, fotos dos alunos produzindo e o que mais ele achar importante anexar.

Procure ser organizado e manter o portfólio também bem organizado (falo por experiência). É importante lembrar que o portfólio deve conter o registro real dos alunos e não somente aquilo que ficou bonito.

Uma dica para os portfólios com produções de texto: Procure avaliar por amostragem e a cada nova produção pegar amostras diferentes. Assim, você tem uma idéia das principais dificuldades.

E você, já montou o seu portfólio? Então envie fotos dele para publicarmos aqui!

3 thoughts on “Portfólio: O que é e como se faz

  1. Gostei muito do seu trabalho e estou aguardando modelo, se possível o mais rápido possível, pois, tenho que montar um e estou quase perdida .
    Como foi bom encontrar você.
    Desde já mto agradecida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>