Tumblr na sala de aula!

Um dos posts mais visitados no blog é justamente sobre as TICs (Novas tecnologias na sala de aula) e a aplicação que podemos fazer delas em sala de aula. Pensando nisso (e em um projeto que estou desenvolvendo com meus alunos)  resolvi apresentar uma novidade na internet (nem tão nova assim!). É o tumblr! (Lê-se “tâmbler”).

O tumblr é uma ferramenta que une o conceito do blog com o conceito de redes sociais. É realmente interessante, pois a idéia é colocar conteúdos curtos e compartilhar idéias. Eu diria que ele é um intermediário entre o microblog twitter (que permite publicar apenas textos de até 140 caracteres e interagir com seguidores) e o blog (que trabalha com conteúdos extensos e na maioria das vezes, cansativos para o leitor).

Além disso, outro fato que reforça a idéia dele ser pensado para conteúdos “rápidos” é o fato dele ter nascido junto com a onda dos smartphones e ipads. Sim, ele foi pensado para ser acessado em movimento, seja em celulares, netbooks ou ipads (inclusive, disponibiliza um aplicativo para Iphone e celulares com Android).

Só vantagens!

Tumblr e o tema que escolhi, criando um mosaico de informações

Ele tem um visual próprio para postagens rápidas, de fácil customização (além de temas legais para embelezar o seu “blog social”), ou seja, é mais limpo e convida o leitor a explorar os recursos e as postagens.

Para quem acha que blogs e redes sociais são coisas de outro planeta, eu já alerto: o painel de publicação dele é totalmente intuitivo! Não precisa ser gênio para operar o tumblr!

O tumblr também divide as postagem conforme o conteúdo que você vai publicar, deixando mais organizada a apresentação do blog. Assim, ele possibilita que você publique: textos, fotos, vídeos, citações, links, arquivos de áudio e chats (diálogos)!

Painel de controle intuitivo. Ele também mostra a atualização das pessoas que você segue

O poder de compartilhamento dele não se limita aos seus seguidores do tumblr, pois ele publica automaticamente nas suas outras redes sociais (twitter e facebook). Ele também permite você “curtir” uma determinada postagem, comentar e “reblogar” (em outras palavras, seu colega pode compartilhar o seu conteúdo no blog dele).

Você quer tornar o seu tumblr colaborativo? Quer que seus alunos ajudem alimentando-o com conteúdo? Quer torná-lo uma ferramenta “wiki”? Sim, você pode! Basta autorizar, na parte de customização, e seus alunos poderão enviar conteúdo com apenas um clique em “submit”(Enviar)!

Você quer proteger o conteúdo e deixá-lo restrito para os seus alunos? O tumblr permite que você defina uma senha e somente quem souber poderá ler o conteúdo.

Por fim, umas das inovações interessantes é o “Ask me” (Pergunte-me). Ele traz o conceito de outra rede social, o formspring.me, onde o leitor pode fazer perguntas e você responde! Ótimo para aquela dúvida de última hora que não deu para ser sanada em sala de aula!

 

Basta clicar na opção e postar

E como aplicar em sala de aula?

 

Painel mostra quem são seus seguidores, postagens e perguntas que você recebeu (messages)

Basta criatividade! A ferramenta é simples e agrega muitos conceitos interessantes, como o compartilhamento de informação, a interação entre seguidores e a velocidade da informação (volto a dizer, é para conteúdos curtos: textos curtos, comentários curtos, citações, vídeos, fotos, áudio e diálogos).

Eu criei tumblr para utilizar nas aulas de leitura. Nesse primeiro momento, nós vamos alimentar com conteúdos referentes a temático do livro que vamos estudar e sobre o autor (para quem se lembra, essa é a motivação, citada no post “Formação de leitores“), já no segundo momento, vamos trabalhar com o acompanhamento da leitura, colocando opiniões, citações que eles gostaram do livro, vídeos e músicas que eles conseguem dialogar com a leitura. Enfim, vou usar a ferramenta como aliada na formação de leitores.

É claro que ele pode ser usado de outras formas. Você pode adicionar material interessante que dialogue com a aula e permitir que eles enviem material.

Gostou? Então conheça e explore o tumblr: www.tumblr.com

Leia também:

Guia básico de utilização e personalização do tumblr

One thought on “Tumblr na sala de aula!

  1. Fiz um Tumblr ano passado, curiosa para ver os recursos disponíveis e me surpreendi! Como dito, o serviço alia diversas ferramentas interessante que podem e devem ser utilizadas pelos educadores! :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>