Auto avaliação

Eu estava separando alguns materiais para colegas que me pediram e resolvi disponibilizar um modelo de auto avaliação que eu elaborei:

Donwload do Modelo de Auto-Avaliação (Arquivo em .DOC – documento Microsoft Word)

A auto avaliação é um instrumento interessante e eu quero explicar um pouquinho sobre ela.

Primeiro, a auto avaliação pode ser oral ou escrita. O problema é que para aplicar uma auto avaliação oral, o aluno deve se sentir a vontade para falar e ter um bom relacionamento com o professor (lê-se confiar no professor). Já na auto avaliação escrita, o aluno tem mais liberdade para expressar aquilo que pensa sobre sua aprendizagem.

Para que serve uma auto avaliação?

A auto avaliação serve para você responsabilizar o aluno pela própria aprendizagem. Ele deve refletir sobre comportamentos e habilidades que desenvolveu e, como diz o próprio nome, se auto avaliar.

Ela também é útil para estimular a auto crítica e levar o aluno à autonomia nos estudos.

Sinceridade versus Malandragem

Uma coisa que sempre vai existir são pessoas querendo levar vantagem. É nessa hora que a auto avaliação mostra ser um ótimo recurso pedagógico, afinal, é aqui que você mostra que “levar vantagem” não vai levar a nada.

Antes de aplicar a avaliação, explique quais os objetivos da avaliação para o aluno. Diga que ela tem como objetivo levá-lo a refletir sobre sua aprendizagem e a julgar sua postura como aluno.

Exija sinceridade e explique que a nota só será concedida após análise prévia do professor. Informe também que a sinceridade será levada em conta.

Algumas dicas para utilizar

  • Considere uma pontuação para cada coluna. Por exemplo: Coluna A, 1 ponto; coluna B, 0.5 pontos e coluna C, 0 pontos. Não é necessário que o aluno saiba do valor de cada coluna. Utilize os pontos das colunas para orientar sua decisão sobre se deve adotar ou não a nota sugerida pelo aluno. Não esqueça de considerar também as respostas das demais questões.
  • Use a auto avaliação com cautela. Ela deve ser um instrumento para ensinar o aluno a se responsabilizar pela aprendizagem.
  • Sempre coloque critérios para se auto avaliarem, nunca deixe livre.
  • Peça que fundamentem bem a justificativa de todas as questões.
  • Este modelo foi elaborado para o fundamental II, mas pode ser modificado para atender os objetivos do ensino médio e do fundamental I.

5 thoughts on “Auto avaliação

  1. Muitíssimo interessante a ficha de avaliação, bem como todo o encaminhamento colocado logo abaixo. Aplicaremos em nossa escola. Antes de tudo o professor deve acreditar que o aluno é capaz de avaliar a si próprio. Se ssim for dará certo, este é o ponto de partida.E o trabalho deve ser muito bem encaminhado, o aluno tem que perceber sinceridade também da parte do professor para conceder o retorno. Depois de posse dos resultados que não devem ser usados apenas para nota, o professor promoverá uma discussão dos mesmos visando um maior compromisso e responsabilidade do aluno com ele mesmo. Gostei mesmo! O roteiro é bem prático e viável. Parabéns para o seu criador.

  2. Gostaria de agradecer pela auto-avaliação disponibilizada. Vou aplicá-la dentro de um contexto “fora” dos bancos escolares, com as devidas adaptações. Pratica e objetiva.

  3. Muitíssimo obrigada pelo compartilhamento desse material.
    Muito conciso e bem elaborado. Foi de uma grande ajuda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>