Letramento…. Digital!

Folheando revistas sobre educação e checando alguns sites, percebi que o assunto atual em pauta são os gêneros textuais. Da educação infantil ao ensino superior, proporcionar o contato com os diversos gêneros textuais é ampliar o grau de letramento dos alunos e garantir a inclusão efetiva deles na sociedade.

Recentemente escrevi sobre as novas tecnologias na sala de aula, e apesar de não abordar nem 10% do tema, recebi diversos e-mails com dúvidas sobre como e qual ferramenta deve ser utilizada e quando utilizar. Dentre essas dúvidas, destacavam-se as dúvidas técnicas.

letramento3

Mas o que tem uma coisa haver com a outra?

Tem! A questão do letramento digital do professor. Precisamos proporcionar ao professores o contato com os gêneros “digitais”. A necessidade do letramento digital é cada vez maior em diversas profissões e o professor carece disso. Como disse no artigo anterior, alguns professores são resistentes a essas mudanças, muitas vezes por medo, e isso torna mais difícil ainda incluir tecnologias na sala de aula.

A melhor forma de descobrir como, qual e quando utilizar uma dessas ferramentas é tomando contato com elas. Ninguém escreve um artigo científico, sem antes ler e conhecer as particularidades dele, não é mesmo? O mesmo acontece com as novas ferramentas…

Tomar contato com essas ferramentas pode exigir tempo e não necessariamente uma disponibilidade financeira. Não existe necessidade de “cursos” específicos, pelo contrário, o conhecimento está disponível na internet… de forma fragmentada, é verdade, mas está!

Buscar tutoriais é a primeira iniciativa, quer ver?

Vamos imaginar que você é um professor de Artes e deseja trabalhar a questão das cores. (Quais ferramentas devem ser usadas? O que eu fazer com essas ferramentas?) Vamos procurar em sites de busca (como o Google) e temos algumas respostas:

Resultado da minha pesquisa: Ferramentas para Edição de imagemadobe-photoshop

Quatro ferramentas livres e fabulosas para edição de foto

Resultado da minha pesquisa:  Cores no photoshop

Como funcionam os diferentes modos de cores no photoshop?

Modos de cor no photoshop

Efeito pop art

(agora já da para brincar ;-) …ops! montar a aula!)

Em um desses tutoriais o trabalho com cores é feito pelo Photoshop. O photoshop é uma ferramenta profissional (ou seja, utilizada por grandes empresas) para tratamento e manipulações de imagens. E pasmem: e alguns alunos conhecem e trabalham muito bem com ela!!!

Uma das possibilidades é apresentar a ferramenta “Palheta de Cores” e explicar como surgem certas cores, a partir da derivação de outras e qual a diferença desses tipos de cores na hora da impressão. O trabalho pode ser desenvolvido semelhante àquele trabalho feito antigamente com guache. Observe que o photoshop utiliza RGB (Red, Green, Blue), CMYK (Cian, Magenta, Yellow, Black), e outros modos de cores. Explique para os alunos o que significa cada um. Além disso, uma das possibilidades é simular textura de papéis. Busque tutoriais sobre como fazer isso.

É só na prática que vou aprender a usar?

pcObserve que os alunos passam muito, mas muito tempo mesmo em frente ao computador. Buscam informações, fuçam aqui e ali e não têm medo de mexer, então, eu diria que é só mexendo para aprender a usar! E digo isso por experiência: você só aprende usando…

Dúvidas?

Quero disponibilizar meu MSN para quem quiser algumas dicas: pamelahmanson@hotmail.com e meu e-mail: pam.niero@uol.com.br

One thought on “Letramento…. Digital!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>